
CTMS
O que é CTMS?
1- Gestão da cadeia de abastecimento a qual inclui inventários Just in time (JIT), gestão de armazém e compras. Esta função poderá permitir reduções de custos consideráveis para o cliente.
A optimização de stocks permite que a diminuição do capital investido em stocks libertando fluxos financeiros.
2-Escolher as ferramentas e processos mais adequados a cada trabalho, permite maximizar o desempenho produtivo levando a ganhos de produtividade e rentabilidade, que por sua vez impulsionará a redução de custos.
Abordagem CTMS – Flexível e Modular
A pedra angular da CTMS é a sua flexibilidade e modularidade.
Proporcionamos a cada cliente uma solução feita à medida das suas necessidades através de um processo abrangente de auditoria de ferramentas e processo.
Em conjunto definimos os objectivos de serviço e quais as metas a atingir, formulando posteriormente um plano com vista a alcançar benefícios tangíveis e mensuráveis.
Redução dos custos de Produção
Cada vez mais clientes entendem que uma parceria CTMS levará a uma melhoria continua e a ganhos consistentes de produtividade. Esta parceria permite também libertar o cliente de tarefas que não são o seu “core”, possibilitando a produção de peças de alta qualidade a tempo e preço competitivo.
Produtividade
As metas variam de cliente para cliente, mas normalmente, situação ao redor de 8% em relação aos custos totais de ferramentas.
Para os clientes empenhados num programa ambicioso de testes, os ganhos podem ser ainda maiores.
1- O aumento da produtividade é conseguido através da redução dos tempos de ciclo, melhoria da vida útil da ferramenta e redução dos “tempos mortos”.
2- Redução da variedade de ferramentas usadas, maior disponibilidade das mesmas, redução dos custos de inventário, melhoria na gestão do consumo de ferramentas, melhor informação e relatórios de consumos de forma a optimizar o processo de compra e controlo de stocks.
O que não pode medir não é possível gerir!
A CTMS dispõe do software MATRIX-TM que regista todas as transacções, gerando relatórios com informação relevante acerca do consumo de ferramentas por centro de custo, tais como máquina, departamento, trabalho e peça.
O software proporciona o controlo e aferição do custo por peça (CPU), relevante na hora de escolher novas ferramentas e proporcionar uma redução de custos.